+351 965 133 211 & +351 217 571 087 geral@restaurantegardens.pt

Os prazeres do Azeite na gastronomia do Gardens

“Azeite Virgem Extra EA, da Cartuxa “

Algures no Alentejo, num olival com 400 hectares, nasce um dos ingredientes mais preciosos na gastronomia do Gardens: o Azeite Virgem Extra EA, da Cartuxa. Deste olival, apenas as azeitonas das variedades Cobrançosas, Picual, Arbequinas, Koroneiki e Galega, apanhadas diretamente das árvores, são utilizadas na extração deste precioso líquido. Os sabores confecionados no Gardens devem muito a este azeite de incrível qualidade.
Depois de uma colheita manual e mecânica, as azeitonas cuidadosamente selecionadas seguem para o Lagar da Cartuxa, localizado no centro de uma das mais importantes regiões oleícolas de Portugal. No lagar, as azeitonas são limpas, lavadas e separadas por variedade e qualidade, para preservar todo o seu potencial. Só então o azeite Virgem Extra EA é extraído a frio, até 26ºC, usando tecnologia moderna, por processos apenas físicos, e onde o princípio harmonioso entre os recursos naturais e as técnicas de exploração modernas são sempre respeitadas.
De um rigoroso critério de seleção, resulta uma incrível complexidade de aromas. Um ingrediente fresco, equilibrado, com aromas de azeitonas verdes e maduras com notas marcadas de alfarroba e frutos secos, designadamente das nozes pecan e caju torrado. Delicioso tanto em frio como a quente. É este equilíbrio entre o olfato e do paladar, que fazem do azeite EA um ingrediente de exceção insubstituível na cozinha do Gardens.

Restaurante Gardens