+351 965 133 211 & +351 217 571 087 geral@restaurantegardens.pt

Redoma Reserva Branco

Da margem direita do Rio Douro para a mesa do Gardens…

 

Na Carta do Vinhos do Gardens há um vinho que começou a tomar forma no ano atípico, durante um inverno quente e chuvoso, uma primavera fria e chuvosa e um verão extremamente quente e seco. O Redoma Branco Reserva Branco, da região do Douro, com a sua cor cítrica e cristalina e o seu sabor tenso e vibrante, é uma ótima opção para o acompanhar num peixinho grelhado no Gardens.

O Redoma Branco Reserva 2016 foi feito com uvas provenientes de vinhas com mais de 80 anos, plantadas na margem direita do rio Douro a 600 metros de altitude em solos de micaxisto. As condições do estado do tempo de 2016 contribuíram para que o abrolhamento acontecesse duas semanas mais cedo. Não obstante, a primavera originou um atraso significativo do ciclo vegetativo, que ocorreu com cerca de duas semanas de atraso. Este precioso líquido estagiou sem bâtonnage durante 10 meses e a malolcática foi feita parcialmente.

No interior da garrafa do Reserva Branco 2016 estão uvas colhidas no princípio de setembro desse ano. Depois de uma seleção rigorosa, as uvas foram prensadas lentamente para que a extração acontecesse de forma controlada. Sem maceração pelicular, o mostro ficou em repouso durante 24 horas, seguido de uma fermentação alcoólica lenta em barricas de carvalho francês de 228 litros.

A história deste vinho originou um suco complexo no aroma, com a tosta da barrica em sintonia com um caráter mineral muito presente. Apresenta notas cítricas, de frutos tropicais e florais, num conjunto muito complexo e sedutor. É tenso e vibrante na boca, ligeiramente untuoso, com uma acidez bem presente, que expressa muita elegância e complexidade. O seu final muito longo, com ligeiras notas fumadas e salgadas, é o companheiro ideal para uma deliciosa cabeça de garoupa grelhada.

Restaurante Gardens